segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Por aí...


Foto:Solange Mezabarba - Colonia (Alemanha) vista da Catedral


"Quando a gente vai pra rua, nunca volta igual".

Esta sábia frase foi dita por uma das mulheres com quem conversei na ocasião em que eu pesquisava para a minha dissertação de mestrado.

As ruas, com seus fluxos, o vai e vem de pessoas e veículos se transformam no mais interessante espaço de interação social “não focalizada”, como diria Erving Goffman. É no reflexo desse espelho que nos miramos, miramos os outros, miramos as vitrines e interagimos, como Alice num certo país das maravilhas, com o que vemos dentro dele.

A frase da minha entrevistada mostra como trazemos as ruas para dentro de casa. Neste processo, olhamos, observamos, criticamos, auto-criticamos, aprendemos, mudamos. As ruas são a minha mais importante fonte de informação. Mas não paro por aí. Quero saber o que as pessoas trazem delas, das ruas, para dentro de casa.


Para citar Roberto DaMatta, as ruas guardam as surpresas, o movimento, a tentação. Na casa temos uma fronteira bem definida, é a nossa zona de conforto. Mais do que o ambiente da casa, me interesso pelo ambiente dos cabides, um dos destinos dos elementos das ruas que são guiados nesse trajeto, principalmente pelas mulheres. Das ruas aos cabides, os percursos desses elementos sao diversos.


Da frase acima proferida pela informante, a minha questão inicial: que elementos da rua são capazes de operar mudanças na maneira de consumir objetos de vestir?

Por isso, as ruas e os cabides são meus espaços iniciais. Mas faço pausas providenciais em shopping centers, cafés, museus e mercados. Então... andiamo via!

5 comentários:

  1. Achei ótimo, Solange!
    Gostei especialmente da sua perspectiva do trânsito entre a casa e a rua.

    ResponderExcluir
  2. Solangeeee
    adorei o blog!!!!
    tbm fiz um com a minha colega aqui em milão.. para falar das coisas que der vontade... do "mood" do mundo hehe... ilmooddelmundo.blogspot.com
    mas falta a gente postar mais...
    Sucesso no doutoradoo!
    Beijos
    Carolis

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar linkar o seu blog no meu, Solange
    Beijos, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Sol,
    Adorei o seu blog! Está MUITO bom! Super bem escrito e explicativo - as fotos são o máximo! Foi vc que tirou?
    Muitos beijos e aguardo novas matérias.
    Si

    ResponderExcluir
  5. Meninas, obrigada pela forcinha. Nao tenho ainda muita intimidade com a ferramenta, por isso a pequena desenvoltura com posts, fotos, o que afeta um pouco o texto. Mas, sejam benvindas e espero que curtam os temas! Bjus.

    ResponderExcluir